Projeto de Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá - 3a Oficina
3a Oficina de Formação - Aldeias Santa Isabel (Karipuna) e Kumarumã (Galibi Marworno)
de 27 de novembro a 11 de dezembro de 2017
Oficina de Planejamento Visual e
Produção de Material Didático
Oficina de Planejamento Visual e
Produção de Material Didático
Coordenação: Gelsama Mara F. Santos
Colaboração: Cilene Campetela e Glauber Romling
Docente: Ingrid Lemos Costa
1. Oficina de Planejamento Visual e Produção de Material Didático da Aldeia Santa Izabel - Povo Karipuna




Alunos que participaram desta Oficina:
GT na Aldeia Kumarumã
A equipe do projeto “Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá”, formada pela coordenadora Prof. Dra. Mara Santos e pelos professores colaboradores, Dra. Cilene Campetela e Dr. Glauber Romling, docentes do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Campus Binacional do Oiapoque, realizou a terceira Oficina de Formação nas aldeias Santa Isabel e Kumarumã, pertencentes aos povos Karipuna e Galibi Marworno, juntamente com a professora Ingrid Lemos.
As duas Oficinas de Planejamento Visual e Produção de Material Didático do Projeto de Valorização de Línguas Crioulas do Norte do Amapá aconteceram nos meses de novembro e dezembro de 2017 juntamente com a Oficina do Grupo de Trabalho (GT) de professores das escolas indígenas dos dois povos que continuaram a verificação ortográfica da língua kheuol.
A oficina ministrada pela professora Ingrid Lemos aconteceu durante sete dias consecutivos em cada uma das aldeias. Durante o período, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo que envolve a produção de material didático e paradidático, desde a sua ideia inicial, sua elaboração até a sua montagem e editoração em softwares específicos.
Inicialmente o objetivo era ter contato com o objeto do livro, refletir sobre sua elaboração e conhecer passo a passo sua montagem. Os alunos não só estudaram teorias, na prática eles também puderam aprender os passos iniciais em dois softwares usados para a montagem de livros, o photoshop e o indesign.
Agora, os alunos aguardam ansiosamente as próximas oficinas para complementar seus estudos de planejamento visual e editoração de livros. E reafirmam que é importante seguir com a proposta de criar e produzir seus próprios materiais escolares com mais liberdade e facilidade.
1. Oficina de Planejamento Visual e Produção de Material Didático da Aldeia Santa Izabel - Povo Karipuna
Na aldeia Santa Isabel o grupo conseguiu, em conjunto com a professora, montar um livreto com todo o conteúdo discutido na Oficina de Revisão Ortográfica e Escrita que acontecia no mesmo período com os professores Mara Santos e Glauber Romling. Os alunos fizeram as ilustrações, montaram e imprimiram os livretos. Estes materiais servirão como instrumento para a discussão de pontos dissoantes da ortografia da língua do povo Karipuna, e posteriormente serão reformulados com as decisões dos professores indígenas e da comunidade como um todo. O trabalho foi realizado no período de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2017.
A professora Ingrid Lemos auxilia os alunos durante o aprendizado do software
Alunos durante uma das aulas da Oficina
Alunos desenham durante aula da Oficina
Alunos atentos durante a aula da Oficina de Planejamento Visual e Material Didático
Alunos durante a aula da Oficina de Planejamento Visual e Material Didático
Aluno apresenta o que conseguiu desenvolver no software de edição de livros
A professora auxilia o aluno Lexivan na edição de livro
Alunos e professora revisam o Livreto do GT impresso
A coordenadora Mara Santos e o professor colaborador Glauber Romling
apresentam o Livreto aos alunos do GT e da Oficina e a membros da comunidade
Cacique Jackson entregando Livretos do GT Karipuna
Cacique Jackson entregando Livretos do GT Karipuna
Professoras Karipuna olham o Livreto do GT Karipuna produzido nesta etapa
Alunos que participaram desta Oficina:
2. Oficina de Planejamento Visual e Produção de Material Didático da Aldeia Kumarumã - Povo Galibi Marworno
Carlos dos Santos Forte, Edilan dos Santos, Geimison Batista Forte, Jarder Alan dos Santos, Jonielson Aniká Forte , Kelson Forte dos Santos, Lexivan Forte dos Santos, Nelinho Aniká, Rodinaldo dos Santos.
Já na aldeia Kumarumã os alunos conseguiram montar o mesmo livreto da Oficina de Revisão Ortográfica e Escrita. A ilustração teve uma ajuda de dois ilustradores experientes da comunidade que se juntaram ao grupo da oficina. O trabalho foi realizado em duplas e assim, o grupo conseguiu montar seis livretos de histórias para auxiliar no ensino escolar. Estes livretos foram organizados pela professora Jaciara Santos junto a seus alunos na escola e oferecidos como conteúdo de trabalho para a oficina. O trabalho foi realizado no período de 5 a 11 de dezembro de 2017.
Maurício e Solange concentrados praticando no software de edição de livros
O professor Nordevaldo ajusta seu texto para que seja montado um Livreto de História

Alunos durante a aula: desenhando e usando software para editar e ajustar desenhos

Detalhe: mãos do desenhista convidado esfumaçando desenho de cuia

Solange desenhando Cuias para o Livreto do GT Galibi Marworno
Alunos observam o processo de refilar os Livretos produzidos durante a Oficina
Dobra e vinco: aprendendo a fazer livretos "caseiros"
Jovens e a Coordenadora no processo de organização dos Livretos
Alunos no processo de dobra, vinco e organização dos Livretos produzidos na Oficina

A coordenadora Mara Santos juntamente com a professora Ingrid Lemos
e os alunos trabalham na finalização dos livretos produzidos na Oficina
Os Livretos produzidos durante a Oficina
Capa do Livreto do GT Galibi Marworno finamente ilustrada
Jovens e professores que participaram e auxiliaram a Oficina
Alunos que participaram desta Oficina:
Davi Felisberto dos santos, Erika Wane Nunes, Evilázio Adalberto dos Santos, Fabrício dos Santos Charles, Gerson Santos Miranda, Jaciara Santos da Silva, Mauricio Galiby Nunes, Nordevaldo dos Santos, Solange Forte Galiby, Ynandayara Silva, Zequias Loriano Forte.
3. A Oficina do Grupo de Trabalho nas Aldeias Santa Izabel e Kumarumã
Nesta etapa, paralelamente a Oficina de Planejamento Visual e Material Didático, o GT trabalhou com as tarefas deixadas no último encontro. Os participantes do GT ficaram de testar, junto aos outros professores que não participaram da oficina, as propostas de mudança da ortografia; definição das regras ortográfica e produção do material em língua kheuól.
Após a checagem por todos os participantes do GT, o material foi transformado em um livreto que serviu de exercício na oficina de Planejamento Visual e Produção de Material Didático.
Juntas, as duas oficinas produziram um material para ser avaliado pelos professores e utilizado na checagem dos pontos abordados pelo GT. Assim esses saberes sobre a ortografia podem ser organizados para que a escrita da língua nas aldeias tenha regras compartilhadas e aceitas em todas as escolas Karipuna e Galibi Marworno. O trabalho fluiu de forma diferente no ritmo de cada comunidade mas os objetivos foram os mesmos.
GT na Aldeia Santa Izabel
GT na Aldeia Santa Izabel
Alunos durante o Grupo de Trabalho na aldeia Santa Izabel
Discussão durante o GT com a mediação do professor colaborador Glauber Romling
Durante o GT a professora coloca exemplos para discussão na lousa
Jaciara, professora da aldeia Kumarumã coloca exemplos na lousa
Professor conduz a discussão na língua Kheuól
Professores da etnia Galibi Marworno atentos a discussão sobre a ortografia
Comentários
Postar um comentário