Projeto de Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá - Etapa Final II

Etapa Final do Projeto 
Entrega dos Materiais
dezembro de 2019


Entrega dos materiais às comunidades Galibi-Marworno e Karipuna. Abrangência do Projeto e encerramento das atividades. 

Nos dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2019, a equipe do Projeto, composta pela coordenadora, Mara Santos, pela consultora, Cilene Campetela e pelo cinegrafista, Davi Marworno, realizaram a cerimônia de entrega dos produtos resultantes do Projeto, sendo eles: 2 livros didáticos, um para a etnia Karipuna e um para a etnia Galibi-Marworno; 2 livros paradidáticos, também elaborados em separado, um para a etnia Karipuna e um para a etnia Galibi-Marworno; 2 documentários, gravados em DVD separados, para a etnia Karipuna e para a etnia Galibi-Marworno. As cerimônias ocorreram nas comunidades Kumarumã, dos Galibi-Marworno; e Santa Isabel, dos Karipuna, respectivamente.

Entrega dos Materiais na aldeia 

Kumarumã - Galibi-Marworno

Para cada professor das escolas indígenas, liderança e/ou colaborador do Projeto desenvolvido na comunidade Kumarumã, dos Galibi-Marworno, foi entregue um kit contendo um livro paradidático, um livro didático e um DVD; em um total de 115 kits. Os materiais entregues abrangeram as escolas das aldeiasKumarumã, Aruatu, Manau, Flamã, Paramūwaka, Tukay, Samaúma, Anawera, Tuluhi e Waha.

Abaixo vemos o público da Aldeia Kumarumã, prestigiando a Cerimônia de entrega dos produtos do Projeto de Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá.



















Entrega dos Materiais na aldeia 
Santa Isabel - Karipuna

Para cada professor das escolas indígenas, liderança e/ou colaborador do Projeto desenvolvido na comunidade Santa Isabel, dos Karipuna, foi entregue um kit contendo um livro paradidático, um livro didático e um DVD; em um total de 124 kits. Os materiais entregues abrangeram todas as escolas das aldeiasAçaizal, Jõdef, Espírito Santo, Santa Isabel, Taminã, Pakapua, Paxiubal, Manga, Benoa, Japim, Kariá, Piquia, Kuripi, Ahumã, Estrela, Kunanã e Ariramba. E as aldeias que não têm escolas: Bastiõ, Kubahi, Txipidõ, Mūbak, Zacaria.

Na comunidade Santa Isabel, o público veio prestigiar professores, lideranças e todos os que receberam kits pela colaboração direta ao Projeto de Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá.























Além dos livros e DVDs, entregamos às comunidades Karipuna e Galibi-Marworno dois HDs externos de 1TB com todas as fotos, vídeos e os livros produzidos pelo projeto.


BENEFÍCIOS ALCANÇADOS PELO PROJETO

A ação do projeto “Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá” causou um grande impacto na relação dos dois povos com a língua materna. Os Galibi-Marworno e os Karipuna falam uma língua crioula de base francesa, o Kheuól. Os primeiros trabalhos de descrição da língua foram desenvolvidos pelo CIMI 1984, quando foi criada uma primeira gramática da língua e a proposta de ortografia para os dois povos. Desde então os dois povos utilizavam a mesma ortografia, mas com grandes dificuldades de identificá-la como representativa de suas línguas. 
Os professores reclamavam muito por não ter uma ortografia que os diferenciassem enquanto falantes de kheuól galibi-marworno de kheuol karipuna. O projeto possibilitou fazer essa diferenciação. Hoje a ortografia definida está sendo utilizada nas escolas e exigida na redação do vestibular do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNIFAP. Os livros produzidos, além de serem uma ferramenta para os professores têm um valor de orgulho agregado, pois são escritos em suas línguas maternas e isso fortalece a cultura e a língua.    
 O projeto foi eficiente no uso total dos recursos. Cumpriu 100% o que estava programado.   As metas foram atingidas 100%; entregamos 100% dos produtos propostos. A efetividade  dos produtos junto às comunidades pode ser observada já na entrega dos livros, na emoção de cada professor, liderança que se expressaram durante a cerimônia. A equipe avalia que o projeto foi eficiente, eficaz e efetivo no cumprimento de suas metas e etapas

EQUIPE DO PROJETO
Mara Santos (coordenadora)
Davi Marworno, Ingrid Lemos Costa, Glauber Romling da Silva,  Takumã Kuikuro e Cilene Campetela.


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